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JOSEPH PILATES -
JUSTIFICATIVA: Atualmente no Brasil o Método Pilates está sendo utilizado tanto para reabilitação como condicionamento físico; e há necessidade de um maior esclarecimento quanto à atuação dos profissionais dentro destas áreas. Pilates é um programa de treinamento físico e mental que consolida o corpo e a mente como uma unidade. O Método é muito utilizado
por diversos profissionais, tanto os que atuam no treinamento de atletas como também na prevenção e no tratamento de desordens musculoesqueléticas.
O Método Pilates surge como forma de condicionamento físico particularmente interessado
em proporcionar bem-estar geral ao indivíduo, sendo assim capaz de proporcionar força, flexibilidade, boa postura, controle motor, consciência e percepção corporal. Todas estas características englobam a proposta do Bacharelado em Educação Física.
PÚBLICO-ALVO: Alunos e Pesquisadores oriundos do Curso da Área da Saúde (Educação Física –
Bacharel) e demais interessados com ou sem formação de nível superior. Alunos egressos do Ensino Médio, por exemplo, terão a oportunidade de vislumbrar melhor possíveis opções de carreira, assistindo a uma aula teórico-prática.
OBJETIVOS:
1) Proporcionar a vivência prática do aluno no método Pilates e de treinamento funcional;
2) Capacitar o aluno a ministrar aulas de solo e acessórios utilizando o método Pilates;
3) Realizar a prática e vivência da avaliação postural e como utilizar os resultados obtidos na elaboração dos exercícios de Pilates e treinamento funcional;
4) Capacitar o aluno a utilizar os diversos recursos oferecidos no treinamento funcional na elaboração de programas de treinamento físico.
5) Identificar e estabelecer metas para os mecanismos de atuação profissional envolvendo o Pilates.
CONTEÚDO/PROGRAMA:
A. Conceitos históricos
B. Princípios básicos do Pilates
C. Caracterização da área de estudo
D. Sistema de condicionamento físico
E. O efeito do Método Pilates
F. O fortalecimento muscular localizado ou global
G. O aumento da flexibilidade geral
H. Melhora do equilíbrio estático e dinâmico
I. Melhora da coordenação motora
J. Melhora da capacidade respiratória
K. Aumento da consciência corporal
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